Geleiras da Índia

Geleiras da Índia

A geleira de Siachen fica no extremo norte da parte central de Jammu e Caxemira, perto da fronteira entre a Índia e o Tibete. Com uma extensão de cerca de 72 km, Siachen é conhecida como a maior geleira do mundo fora das regiões polares.

Localizada nas encostas viradas para o norte da Cordilheira de Karakoram, Siachen alimenta o Mutzgah ou o rio Shaksgam que corre paralelamente à Cordilheira de Karakoram antes de entrar no Tibete.

Grandes geleiras afluentes como o Shelkar Chorten e o Mamostang abrem-se para o glaciar principal de ambos os lados da calha.

A geleira troncal e seus afluentes estão na forma de um vasto campo de gelo, particularmente durante a estação de inverno, quando há neve contínua por várias semanas em um trecho.

O glaciar de Siachen encontra-se num vasto vale com mais de 2 km de largura e os lados do glaciar estão repletos de rochas e pedregulhos. A parte central desta geleira, no entanto, é um vasto campo de neve.

Numerosas cascatas de gelo foram formadas na junção de pequenos glaciares de vales e do glaciar dos troncos.

As morenas laterais ocorrem na confluência de grandes geleiras tributárias e da geleira troncal. As paredes laterais da calha glacial são de inclinação acentuada e as avalanches passam por essas encostas com bastante frequência, particularmente no inverno.

Esta geleira engloba uma vasta área no inverno. Não há virtualmente sinais de recessão. Este trato é mais ou menos desprovido de cobertura vegetativa devido à sua alta altitude e latitude.

A maior parte da precipitação anual total é na forma de neve. A leste do Siachen encontra-se o grupo glaciar Rimo, um grupo de três geleiras – Norte, Central e Sul – localizado a uma altitude entre 6.000 e 7.000 m acima do nível do mar.

Entre eles, esses glaciares têm quase 700 -sq-kms de gelo, que em locais tem 100 m de profundidade. Assim, o império da geleira Siachen contém cerca de 2.000 quilômetros quadrados de superfície de gelo e quase 200 quilômetros cúbicos de gelo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: